quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Depois do Dilúvio"

É este o titulo de uma "exposição" no paraiso de Sintra senhores e senhoras no Museu de Arte Moderna Gao Xingjian aqui fica uma bela proposta para quem gosta de arte.

"
Vale a pena fazer um passeio até Sintra para admirar a arte de Gao Xingjian. Um percurso por 78 obras e dois filmes desde o início dos anos 80 até à actualidade pelas mãos do artista que foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura no ano 2000.
Gao Xingjian nasceu em 1940, em Ganzhou, na província chinesa de Jiangxi e vive exilado em Paris. O artista teve de fugir de uma ditadura, e fê-lo para preservar a sua liberdade. É através da arte que liberta o seu pensamento. Xingjian é uma personagem cuja trajectória passa por várias áreas para além das artes plásticas: novelista, dramaturgo, ensaísta e realizador de cinema. No entanto, a grande ligação na sua arte faz-se entre a pintura e a literatura e uma não vive sem a outra. Pinta quando não consegue escrever e escreve quando não consegue pintar. Para o artista a arte é um refúgio onde o espírito voa, fazendo-nos viajar por obras obscuras e misteriosas impregnadas de névoas e sombras. A sua arma é a tinta da china sobre papel de arroz e tela. São reflexões poéticas e estéticas em torno dos sentimentos humanos.
A técnica da aguarela que utiliza é oriunda da técnica tradicional chinesa de xieyi, que significa a pintura do sentimento. Assim cria ambientes e personagens que se encontram no limite entre o figurativo e o abstracto. Com os seus traços fluidos e cheios de contrastes explora a cor negra criando tonalidades, luzes e texturas. Pinta a partir da emoção e as suas obras expressam sensações. São quadros repletos de secretismo, em que retrata ilusões, fogo, chuva, a bruma e o nevoeiro.
O filme La Silhouette Sinon L'Hombre, de 2008, é causador de um misto de sensações onde várias estéticas confluem de forma bela e harmoniosa. Para o autor, a beleza só existe no instante da criação ou no momento em que admiramos uma obra.
Elsa Garcia
"

1 Comentários:

Às 14 de outubro de 2009 às 09:49 , Blogger Djinn disse...

Ainda bem que avisas :) Tenho dois livros dele perfeitamente fabulosos!

A «Montanha da Alma» é um «must...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial