quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia Especial

Hoje não me apetece nada escrever, mas hoje o dia não podia passar sem letras. Hoje é um dia que me diz muito é um dia especial, eleito como tal a nivel mundial....Meus senhores e senhoras hoje é o dia da bengala branca.

Foi em 1970 que o presidente da federação internacional de invisuais chamou assim a este dia. O nome bengala branca advém do facto de em muitos paises as pessoas invisuais usarem uma bengala branca com uma facha vermelha. A ideia do dia era alertar a população para os problemas que as pessoas invisuais passam dia a dia...e é incrivel como sobrevivem além de tudo o que nos lembramos e onde insistimos dia a dia em ajudar (já vi atravessarem um invisual numa passadeira quando ele não queria passar)...A problemas maiores obras mal sinalizadas, os famosos toldos das mercearias que ficam a altura da cabela e cobardemente não permitem defesa a quem não ve...entre outras coisas.

Ha ainda a descriminação social, as vezes basta um olhar ou um chamar coitadinho...Mas o dia torna-se para mim especial porque essa doença já me ensinou muito. Tive à uns anos a felicidade de servir como voluntario na Acapo, não acho nada de especial o trabalho que fiz por lá...mas orgulho-me de tudo o que ví e aprendi...Estas pessoas tem um dom, essa é a verdade não ha poder maior do que sentir e quem não ve apenas sente...E como é incrivel sentir uma cor, pela minha curiosidade natural tentei aprender algo naquele tempo em que colaborei na associação...

E é incrivel, como um desaire da natureza ou da vida pode acabar por nos dar um dom...Essas pessoas nasceram sem ou perderam a visão mas ganharam na corrida da vida evoluindo para outra forma e ganharam muitas delas na corrida do que é ser se humano quando substituiram o ver por o sentir...

Tenho uma verdadeira veneração por tudo o que vejo, não sou um esteta mas gosto de ver o mundo e adoro os meus olhos e o que eles me dão no dia a dia...Mas hoje como ontem no dia da bengala branca agradeço o facto de com os tempo tb eu ter desenvolvido mais em mim a visão dos cegos e passado a ver com outros olhos...Que os olhos do meu coração vejam sempre para lá das minhas vistas, não para ser feliz mas apenas para ter a hipotese de sentir...

Quanto ao dia proponho que lembremos estas pessoas sempre como dotados pois vem o que não conseguimos e procuremos aprender com elas e no dia a dia sempre que possivel facilitar-lhe a vida...E tudo começa por o respeito de os ver como iguais :D.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial